sexta-feira, 29 de abril de 2011

Renião com Produtores de Leite



Aconteceu onte (28) a reunião com os produtores de leite do município de Felipe Guerra-RN com a finalidade de discutir assuntos pertinentes a produção bem como a comercialização.

Esteve presente além de vários agricultores - produtores de leite - o Engenheiro Agrônomo e assessor Regional de Pecuária, o Sr. Emerson, que esteve falando sobre as políticas de comercialização da cadeia leiteira, os extensionistas da EMATER local, Alberto Hudson e a Pedagoga Roberta Kelly, o Engenheiro Agrônomo do Centro Pedra de Abelha, Demilson Benevides, o secretário de Agricultura do município, Sueldo Leite, que na oportunidade esteve apresentando o Técnico agrícola, Lindemberg da Silva, que irá acompanhar o programa Balde Cheio no município, além do Presidente do Sindicato Rural, Antonio de Souza.

Ficou encaminhada uma nova reunião com os produtores para o dia 04/05/11 no STTR de Felipe Guerra-RN que contará com a presença do proprietário de um laticínio.

funte: blog da EMATER de felipe guerra

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Governadora lança oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa

                                                      Imagem:Portal do RN
     
Foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN, teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que, simbolicamente, vacinou um animal do rebanho potiguar.

A vacinação acontecerá entre os dias 1° e 30 de maio, com a expectativa de imunizar cerca de 90% do rebanho do estado. De acordo com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores - Anorc, Marcos Teixeira, o objetivo da campanha é erradicar a doença mo RN. "Só quem pode dizer o mal que a aftosa traz é quem já teve o rebanho atingido por essa febre," disse. Ele convocou todos os criadores a participarem da campanha para obter a mudança de status de médio risco do rebanho para área livre da febre aftosa, doença que não é registrada há 20 anos no Rio Grande do Norte.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, Betinho Rosado, "o Governo do Estado sabe a responsabilidade que tem e por isso inicia essa campanha". Opinião que foi compartilhada pela governadora Rosalba Ciarlini em seu discurso. "Esse momento demonstra o interesse do Governo, em suas ações, de proporcionar desenvolvimento a atividades do campo, em especial aos nossos rebanhos", observou Rosalba.

A governadora também falou que a barreira da aftosa cria dificuldade não só em relação ao rebanho, mas em outras atividades no estado, como o turismo, e quer, no final deste ano, poder dizer que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa. "Ficar livre da aftosa é fazer com que o nosso rebanho possa ser comercializado e também proteger nossa população", afirmou a governadora.

Participaram, ainda, do evento o diretor-presidente do Idiarn, Rui Sales Junior; diretor-presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros; o presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos - Ancoc, Romildo Pessoa Junior; o sub-secretário de Pesca e Aquicultura da Sape, Abraão Lincol; e o vice-presidente da Anorc, José Bezerra Junior.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DO STTR, dia 29 de Abril de 2011


   O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Felipe Guerra, esta aniversariando neste dia 29 (sexta-feira), fazendo 38 anos de existência, o sindicato nasceu no dia 29 de abril de 1973,hoje com sua sede própria localizada na Rua Francisco Diógenes Nº114.
 Daí para Cá vem atendendo os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Felipe Guerra, com os seguintes Benefícios e ações voltada para os agricultores e agricultoras como seja , associativismo, cooperativismo, aposentadoria rural, auxilio doença, salário maternidade, P1mc, pronaf, PDHC, Credito Fundiário e outras.           

REUNIÃO DOS PRODUTORES DE LEITE DE FELIPE GUERRA


O escritório Local da EMATER Felipe Guerra e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Felipe Guerra convidam todos os produtores de leite e produtores da Associação dos Produtores de leite de Felipe Guerra para uma reunião as 8:00 horas de quinta feira (28) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a pauta (comercialização do leite para laticínio ,Programa de Aquisição de Alimentos- PAA-Leite,Programa do Leite do estado do RN e Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa).

Fonte: blog da EMATER de Felipe Guerra

segunda-feira, 25 de abril de 2011

REUNIÃO DA CMDRS - FELIPE GUERRA

Na última terça - feira (19) às 19h houve a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Felipe Guerra, entre outra coisas o conselho discutiu sobre as atividades da agricultura familiar do município de Felipe Guerra, além de alguns documentos que passaram por avaliação para posteriormente ter acesso a Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP

Fonte: Blog EMATER Felipe Guerra

domingo, 24 de abril de 2011

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE






A EMATER Felipe Guerra/RN juntamente com o Centro Pedra de Abelha/Projeto Dom Helder Camara a convite da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA realizou na última terça - feira (19) uma palestra sobre meio ambiente e semiárido na comunidade rural de Mulungu com a finalidade de despertar a população rural para a preservação do meio ambiente com um foco voltado para a economia de água e reutilização de materiais reciclados, além da preservação dos solos e apresentação do bioma caatiga.

O evento realizou-se na Unidade Escolar da comunidade e contou com a presença de vários estudantes, agricultores e agricultoras familiares, além da diretora das unidades rurais escolares do município de Felipe Guerra, a Srª. Lídice Silveira e da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, a Srª. Verônica da Silva.

Fonte:EMATER Felipe Guerra