terça-feira, 19 de março de 2013

Fórum do Campo quer Polícia Federal apurando denúncias na distribuição de milho pela Conab de Caicó

Agricultores esperando serem recebidos pela gerência da Conab Durante a visita que representantes do Fórum do Campo do Seridó fizeram ao escritório da Conab, nesta semana em Caicó foi entregue ao gerente local, João dos Santos uma Carta com várias reclamações dos movimentos sociais e dos agricultores. Eles reclamam que o Governo não está cumprindo o que acordou com os agricultores, o milho não está chegando, e quando chega é insuficiente.Numa gravação que o Blog do Marcos Dantas teve acesso durante a visita da comitiva a Conab, é possível ouvir claramente quando o técnico do Seapac, José Procópio de Lucena diz ao gerente do órgão que o Fórum do Campo tem em mãos várias denúncias de possíveis irregularidades, como a entrega de milho a quem não tem mais animais vivos e a existência no cadastro de nomes de pessoas já falecidas servindo para que terceiros recebam o milho. O Fórum do Campo ameaça entregar o caso à Polícia Federal.
O movimento quer conhecer quem são os cadastrados, como é que eles vivem, nós vamos a Policia Federal pedir que fiscalizem isso. Temos informações gravíssimas que tem gente que nem tem mais gado e continua recebendo milho. Tem gente até morta inscrita com nome que foi dado por alguém. São hipóteses que precisam ser apuradas. Queremos saber quem já recebeu e quanto já recebeu, quanto em rebanho eles tem”, disse Procópio.Na carta, o Fórum também exige que a Conab crie o programa mais amplo não só do milho, mas do trigo, do babaçu; que priorize o atendimento ao agricultor familiar, e depois, se sobrar milho atenda os outros,  e por último que seja criada uma comissão para avaliar os cadastros que tem na Conab.
Fonte: Fetarn



Mostra das Margaridas dará visibilidade à produção das trabalhadoras rurais

As Margaridas seguem em Marcha! De 22 a 24 de março desse ano Brasília sediará a II Mostra Nacional da Produção das Margaridas. Esse é um espaço político, que integra a estratégia da Secretaria de Mulheres da CONTAG e das organizações parceiras de fortalecer a autonomia econômica, política e social das mulheres – um dos eixos da 4ª Marcha das Margaridas. Também tem como objetivos dar visibilidade ao trabalho produtivo das mulheres do campo e da floresta e sua participação na agricultura familiar, e consolidar os grupos/redes de mulheres, através da capacitação, intercâmbio e divulgação de produtos originários das organizações produtivas das mulheres vinculadas ao MSTTR e às parceiras.
A meta é trazer para a mostra cerca de 300 grupos de mulheres do país inteiro e, além de promover um espaço de exposição de produtos regionais, acontecerão oficinas, seminário, apresentações culturais, lançamento de publicações e outros momentos de diálogo entre as mulheres do campo e a população urbana. “Também queremos realizar uma feira agroecológica e orgânica, potencializando e reafirmando a nossa visão de projeto de desenvolvimento sustentável sem o uso de agrotóxicos”, informou a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Carmen Foro.
Portanto, a Mostra, que acontecerá no Complexo Cultural da Funarte, será uma das ações desenvolvidas no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

FONTE:  CONTAG 

terça-feira, 12 de março de 2013

DIA 08 DE MARÇO MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

A Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais do STTR de Felipe Guerra/Rn, juntamente com a ONG,  Centro Pedra de Abelha, participaram da MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES em Mossoró/Rn, na última sexta feira dia 08 de março DIA INTERNACIONAL DA MULHER, esse ano a MARCHA, teve como tema: A denúncia pela não mercantilização do corpo da mulher, reafirmamos nossa solidariedade à lutas de todas e todos por terra, e nosso total apoio a resistência das mulheres de APODI/RN, como uma luta concreta mas que carrega o Simbolismo de luta por paz, reenvindicaram dos Governo Municipal, Estadual e Federal, mais projetos para ajudar-mos a atravessar o momento difícil que o Sertão Nordestino está  passando que é o momento da estiagem.
Neste dia 08 de Março A MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, reafirmou: O MUNDO NÃO É UMA MERCADORIA, AS MULHERES TAMBÉM NÃO!!!     

700 mil famílias que vivem na miséria estão fora de programas sociais



A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, voltou a destacar ontem (7) que aproximadamente 700 mil famílias continuam na miséria e fora dos programas sociais, ao participar do evento Diálogos Governo-Sociedade Civil: Plano Brasil sem Miséria, no Palácio do Planalto.
De acordo com último balanço do governo, 22 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza desde junho de 2011, quando foi lançado o Plano Brasil sem Miséria.
Para estabelecer a faixa populacional que se encontra na miséria, são usados critérios, variáveis de um país para outro. Além da baixa renda, são considerados insegurança alimentar e nutricional, baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, dificuldade de inserção no mercado do trabalho, acesso precário à água, energia elétrica, saúde e moradia.
Fonte: Informativo Santanense

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 08 DE MARÇO UM PRESENTE DA NATUREZA




 
Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!