Os perigos dos agrotóxicos já são bastante conhecidos, daí a importância de higienizar bem os alimentos. Mas a grande quantidade de veneno que vem sendo usada pelos agricultores, em algumas plantações, surpreendeu até os especialistas no assunto, após a divulgação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), pela Anvisa.
Ao divulgar os dados, o Ministério da Saúde lembrou que, no Brasil, as intoxicações causadas por agrotóxicos só perdem para aquelas provocadas por medicamentos. Foram analisadas 17 variedades de alimentos, incluindo grãos, frutas e verduras vendidos em quase todos os Estados (só Alagoas ficou de fora), mais o Distrito Federal.
A nutricionista da Unifesp, Anita Sacks, recomenda fazer uma pré-lavagem em verduras e legumes antes de armazená-los. Limpe-os com um papel toalha seco, antes de guardar na geladeira . Já as verduras exigem uma atenção especial. Compre folhas preferencialmente secas, enrole-as em um papel toalha e coloque-as em um saco plástico especial para armazenar alimentos. Retire todo o ar do saco e leve as folhas para a geladeira , dá a dica para as verduras durarem mais tempo.
Na hora do preparo, lave os legumes com água e sabão neutro. Faça isso, de preferência, com uma escova ou bucha exclusiva para este fim. E, após tirar a casca, não é preciso lavar novamente. Já as verduras, depois de passadas folha a folha em água corrente, precisam ser imersas em uma mistura de água e água sanitária não odorizada e de boa procedência (evite usar os produtos vendidos de porta em porta, cuja diluição ocorre sem o acompanhamento de órgãos de vigilância).
A seguir, veja a lista dos nove alimentos que mais contêm agrotóxicos:
Primeiro lugar Pimentão: 65,36%
O pimentão é rico em betacaroteno, que ajuda você a conquistar um bronzeado mais bonito. Além disso, ele tem grandes doses de vitamina C (de ação antioxidante e poderosa contra os resfriados).
Segundo lugar Morango: 36,05% A fruta é bastante sensível, daí o uso exagerado de agrotóxicos. Mas nem pense em tirar o morango da sua cesta: ele é rico em vitamina A, boa para os olhos e também tem boas doses de ferro, mineral de combate à anemia. Mas, por causa dos furinhos, o morango acumula muitos agrotóxicos. Além de lavar, é preciso deixá-lo de molho para garantir a higiene.
Terceiro lugar Uva: 32,67%
As uvas roxas são rias em flavonóides, substâncias que protegem a saúde do seu coração. Além disso, as uvas contêm bastante iodo, mineral que faz a tireóide trabalhar melhor.
Quarto lugar Cenoura: 30,39%
Rica em betacaroteno e vitamina A, a cenoura é amiga da sua pele e da sua visão. A casca, rica em fibras, ajuda o intestino a funcionar melhor. Mas, a não ser que possa lavar muito bem, prefira eliminar esta proteção e garantir o consumo livre de agrotóxicos.
Quinto lugar Alface: 19,8%
As folhas da alface acumulam muitos resíduos e são difíceis de lavar, por isso é importante deixá-las de molho antes de consumir. Uma boa salada pode funcionar como calmante natural, aliviando o nervosismo e ajudando você a dormir melhor.
Sexto Lugar Tomate: 18,27%
Rico numa substância chamada licopeno, que protege seu corpo contra a formação de tumores. O tomate ainda combate a hipertensão, graças à presença do potássio, mineral que facilita a circulação sanguínea e faz seu coração trabalhar com menos esforço.
Sétimo lugar Mamão: 17,31%
A sabedoria popular está certa, o mamão é ótimo contra intestino preso. As sementes e a polpa da fruta são ótimas contra a prisão de ventre. Mas não parta o mamão sem lavar bem antes, eliminando os agrotóxicos da casca.
Oitavo lugar Laranja: 14,85%
Rica em vitamina C, a fruta é aliada no combate da fibra e tem muitas fibras, ideais para quem precisa lidar com o intestino preso. Não basta descascar para se livrar dos agrotóxicos: é preciso lavar bem a fruta antes disso, a garantindo que eles realmente não atrapalhema sua saúde.
Nono lugar Abacaxi: 9,47%
Pense no abacaxi como aliado quando exagerar no consumo de carne. Ele contém uma substância que se chama bromelina e ajuda seu organismo a digerir melhor as proteínas. Antes de descascar, lave bem a fruta e deixe de molho por um tempo. O formato da casca acumula muitos agrotóxicos, que podem passa para a fruta se ela não for descascada com a higiene adequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário