terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Agricultores familiares vão plantar mamona para produção de biodiesel


                                                 Cultivo da mamona vai gerar ocupação e renda
Extensionistas rurais da Emater-RN na Região Oeste do estado serão capacitados para orientar agricultores familiares a desenvolver o cultivo da mamona. O treinamento acontecerá entre os dias 19 e 23 de dezembro no Centro de Treinamento da instituição (Centern), no município de São José de Mipibu.
O curso é a fase inicial do projeto que prevê o cultivo da oleaginosa a ser utilizada na produção de biodiesel. A compra da produção será garantida pela Petrobras, mediante convênio assinado com a Emater-RN, vinculada à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). .
A programação consta de aulas teóricas e práticas sob a responsabilidade de extensionistas rurais da Emater-RN, técnicos da Embrapa e Emparn, além de facilitadores da Petrobras. Entre outros temas da capacitação, constam: "Aspectos gerais sobre a cultura da mamona", "Manejo e controle de pragas e doenças" e "Pós-colheita da mamona".
O treinamento será destinado a 20 extensionistas rurais da Emater-RN. Eles atuarão em 13 municípios das áreas de abrangência dos escritórios regionais de Pau dos Ferros e Umarizal. Cerca de 300 agricultores daquelas localidades serão mobilizados, com a meta de plantarem no mínimo dois hectares em suas propriedades e áreas já zoneadas, como preveem o projeto e o convênio mantido entre as partes.
Nessa parceria com a Petrobras, a participação da Emater-RN está voltada para a assistência técnica e extensão rural. Para isso, os extensionista rurais da instituição, responsáveis por esse trabalho, vão acompanhar e orientar os agricultores em todos os momentos da cadeia produtiva da mamona, desde a preparação do solo, o plantio, até a colheita e a comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário