segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EMATER RECEBE SEMENTES PARA DISTRIBUIÇÃO.

O Governo do Estado deve iniciar ainda neste mês de janeiro a distribuição de sementes para os pequenos agricultores do Rio Grande do Norte.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) concluiu a licitação e já está habilitada para comprar as sementes.

O secretário da SAPE, Betinho Rosado, informou que está apenas aguardando um posicionamento da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) sobre a previsão de inverno no estado.
Betinho Rosado adiantou que as sementes serão enviadas para as unidades do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) na segunda quinzena deste mês, sendo, na sequência, distribuídas com os bancos de sementes.

Por conta do bom inverno registrado na maioria dos municípios do estado em 2011, a quantidade de sementes distribuídas nesse ano será reduzida de 400 mil toneladas, no ano passado, para, no máximo, 300 mil toneladas nesse ano. "O inverno em 2011 foi bom e boa parte dos mil bancos de sementes está razoavelmente abastecida", explicou o secretário.
Feijão, milho, sorgo e algodão, em alguns locais, são os carros chefes do programa de sementes. Nesse ano, mais uma vez também serão distribuídas mudas de cajueiro, além de mudas de manga, que é uma novidade.
Outra inovação é a criação de um prêmio para os agricultores que cuidarem bem das mudas de cajueiro. "Em 2013, a secretaria vai conferir como estão as mudas de cajueiro e aquele agricultor que estiver cuidando bem da sua plantinha vai ganhar um prêmio como reconhecimento pelo o seu comprometimento com o programa", afirmou Betinho Rosado. Cerca de 40 mil agricultores devem ser beneficiados com a distribuição das sementes.

Previsão
De acordo com o resultado da última Reunião de Análise e Previsão Climática, realizada nos dias 15 e 16 de dezembro em Campina Grande/PB, o semiárido nordestino deverá ter em 2012, no período de janeiro a março, boas chuvas como ocorreu no ano passado.

A previsão dos meteorologistas é que o volume de chuva que cairá nos três primeiros meses de 2012 será igual ou maior que a registrada no mesmo período do ano passado.
A reportagem tentou falar com o meteorologista Gilmar Bristot da Emparn, mas telefone dele se encontrava desligado.

FONTE: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário