quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fetarn participa de treinamento para implantação do Cadastro Ambiental Rural‏


No  dia (10), os assessores da Fetarn (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte), Gilberto Silva e Obdon Neto, estarão participando no Auditório Kátia Abreu, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes de um treinamento para implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
O curso que teve início na última terça-feira (7) é resultado das ações de fomento e apoio da Lei nº 12.651/2012 e fruto da parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) com o Serviço Florestal Brasileiro (Senar) e Ministério do Meio Ambiente.
O CAR é um instrumento do Ministério do Meio Ambiente que pretende cadastrar mais de 5,2 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil. Para o produtor, os benefícios da regularização são a comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica para produtores rurais, acesso a crédito, acesso aos programas de regularização ambiental e instrumento para planejamento do imóvel rural.

Para o Governo Federal, representa a consolidação de informações ambientais do território nacional. O curso é resultado das ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal). O objetivo é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na lei.
Segundo o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes, o desafio que inicialmente era apenas do IDEMA, ganhou parceiros como FAERN e FETARN, além de outras instituições. “Hoje é mais seguro falar sobre a realização dessa tarefa, pois temos diversos aliados com o intuito único de atingir nossa meta, que é cadastrar as 65 mil propriedades rurais do estado com até quatro módulos fiscais.”

Participam do curso engenheiros agrônomos, gestores ambientais, geógrafos, representantes de secretarias de vários municípios, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário