sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PROJETO BALDE CHEIO BENEFICIARÁ 200 PRODUTORES ATÉ DEZEMBRO




Convênio assinado entre Sebrae e Banco do Nordeste garante manutenção das atividades até dezembro. Dos 20 municípios participantes, alguns poderão ser substituídos e novos passarão a integrar o programa no RN.  A Meta é atingir 200 propriedades até o fim do ano de 2012.
Criado para aumentar a produtividade da bovinocultura leiteira, o projeto Balde Cheio deverá chegar ao número de 200 produtores beneficiados até dezembro deste ano. Atualmente, 142 propriedades de 20 municípios do Rio Grande do Norte participam do programa, entre ela o município de Felipe Guerra. Os recursos destinados à manutenção das atividades ao longo de 2012 foram garantidos com a assinatura de um convênio no valor de 240 mil, oriundos do Sebrae-RN e do Banco do Nordeste do Brasil. O convênio foi celebrado na tarde desta segunda-feira (6), durante a reunião de avaliação de resultados após um ano de implantação do Balde Cheio no Estado.
O projeto é uma iniciativa do Sebrae-RN e Banco do Nordeste, que conta com o apoio técnico do Sistema Faern/Senar e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Visa ampliar a produção de leite pelo menos 20% das propriedades assistidas até o fim do ano, através da capacitação de pequenos produtores. Pelas regras da adesão, as prefeituras também investem no programa, com aporte financeiro, de pessoal e de apoio (veículos e combustível).
A avaliação comprovou que as ações do Balde Cheio são efetivas para ampliar a produtividade dos agricultores envolvidos. O Projeto o Balde Cheio responde por 3% da produção leiteira do Rio Grande do Norte. As ações do Balde Cheio envolvem a capacitação dos pequenos produtores para melhor gerenciar a propriedade, sobretudo no que diz respeito aos controles zootécnico e contábil. A metodologia consiste na identificação de propriedades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda, oferecendo qualificação técnica para os proprietários.
Os produtores são beneficiados com acesso à assistência técnica de forma sistematizada, transferência de tecnologia e capacitação gerencial. São repassadas técnicas, como o adequado manejo e cultivo do solo. Com isso, espera-se elevar as capacidades produtivas e reprodutivas deste segmento.
No minicípio de Felipe Guerra, o técnico responsável é o Técnico agrícola, Lindemberg da Silva, da Secretária de Agricultura do Município de Felipe Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário