quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Laboratório itinerante previne doenças em caprinos e ovinos

Referência na caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, a Região Oeste concentra mais de 50% do rebanho de caprinos e 40% dos ovinos existentes no Estado.
Para garantir a qualidade e saúde do rebanho potiguar o Sebrae no Rio Grande do Norte promove, durante a edição 2013 da Festa do Bode, disponibiliza plantão de atendimento com oferta de diversos serviços voltados à orientação dos criadores de caprinos e ovinos.
O evento tem início nesta quinta-feira (8) e segue até o próximo domingo (11), no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, em Mossoró-RN.
Numa estrutura dotada de equipamentos laboratoriais específicos, denominada de ‘Bode Móvel’, serão realizados diversos exames, a exemplo do OPG – Contagem de ovos por gramas de fezes - capaz de detectar a presença de doenças nos animais, tais como verminoses e emerioses.
Apesar de comuns aos rebanhos, a falta do diagnóstico precoce destas doenças pode causar a morte dos animais. As verminoses e emerioses prejudicam diretamente a produção leiteira e de carne.
No local também serão feitas ultrassonografia, orientação no processo de escolha de animais durante a comercialização, assim como dicas de melhoramento genético do rebanho.
(Agência Sebrae de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário