quarta-feira, 13 de julho de 2011

Carga com 28 toneladas de melancia é apreendida em Mossoró


Por volta das 15h de ontem, uma carga com 28 toneladas de melancia, que seguia com destino a Natal, foi interceptada no Posto Fiscal de Mossoró da BR-304, saída para Fortaleza, e apreendida pela barreira sanitária.

A carga transportada em duas carretas, cada uma com 14 toneladas, teria como origem o Estado de Tocantins, área que não está livre da mosca da fruta (Anastrepha Grady).

A carga não podia passar por Mossoró, mas ultrapassou a barreira do Ceará e foi apreendida na cidade. O chefe do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Evandro Mendes, explica que a carga não podia entrar na região, mas “já que entrou não pode mais sair”.

Toda a carga será destruída, seguindo as recomendações sanitárias para evitar que uma possível praga se espalhe na região. “A carga foi isolada e expurgada, está sob guarda da polícia. Ela será destruída e enterrada no aterro da Ufersa”, explica. A ação, prevista para às 9h, ainda não aconteceu.

A mosca da fruta é uma praga que coloca uma larva na fruta e a estraga por dentro. “Nossa região é livre dessa praga. Nessa área não pode trafegar frutas, melão, melancia e abóbora provenientes de áreas que ofereçam risco. As estradas federais são protegidas, temos equipes volantes e posto que funciona 24 horas”, explicou Evandro.

Mesmo sem comprovar que a carga apreendida esteja contaminada, só por vir de uma região que oferece risco, a regra é destruí-la. Além disso, a empresa responsável será multada. O valor da multa não foi informado.

“Os danos econômicos para uma região que possui mais de 10 mil hectares plantados seriam enormes”, complementa Evandro.

Fonte:Gazeta do Oeste
Postado por EMATER -FELIPE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário