quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bolsa estiagem será paga a 5,5% da população rural do RN

Foi realizada na segunda-feira a 11ª reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca. A reunião realizada na Governadoria contou com a apresentação do Plano de Trabalho de Resposta para a utilização dos R$ 10 milhões que o Governo Federal disponibilizou para atender as ações de socorro, assistência e restabelecimento aos municípios atingidos com a estiagem.
De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, a Bolsa Estiagem será paga esta semana. O programa vai beneficiar 38.174 do Rio Grande do Norte, o que representa apenas 5,5% do total de 703.036 habitantes da zona rural potiguar.
O plano, que foi enviado ontem para aprovação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, prevê a utilização do recurso de forma que o Estado possa fornecer água potável, recuperar cisternas e dessalinizar os poços.
Segundo o coordenador Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Josenildo Acioli, o convênio de contrato de carros-pipa junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já está sendo minutado. "Estamos trabalhando para abastecer os municípios que sofrem com a estiagem e não estão sendo atendidos pela Operação Pipa", informou o coordenador.
O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o tenente BM Sérgio Paulo, irá realizar uma visita técnica na região de Angicos com o objetivo de verificar in loco a situação dos municípios, além de orientar as pessoas quanto aos procedimentos da situação de emergência.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) contratou um novo frete de 13 mil toneladas de milho, no último dia 9. O prazo para que a carga seja entregue é de 20 dias úteis. João Câmara, Lajes, Umarizal, Natal, Caicó e Mossoró receberão a nova carga nos armazéns da Conab. O milho é fornecido a criadores e produtores cadastrados na Companhia.
O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca reúne representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e entidades ligadas à agricultura. Participaram ainda da reunião os secretários de Estado Gilberto Jales (Semarh) e Rodrigo Fernandes (Seara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário