sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra Febre Aftosa é lançada

A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2013 será lançada hoje. A solenidade acontece às 9h, no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, no bairro Costa e Silva. A vacinação está prevista para começar no dia 1º de maio e se estenderá até o final do mês.
Assim como nos outros anos, o objetivo é vacinar 80% do rebanho de animais. Para que isso aconteça a Subsecretaria do Desenvolvimento Rural adquiriu 10 mil doses da vacina para distribuir em cada etapa. Apesar da redução do rebanho bovino nos últimos meses em decorrência da seca, a secretaria informa que a intenção é imunizar cerca de 10 mil animais.
Conforme Betinho Rosado Segundo, subsecretário do Desenvolvimento Rural, essa vacinas serão distribuídas entre os pequenos criadores e agricultores familiares. A campanha faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, sendo realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro. A previsão é de que dez mil animais sejam imunizados.
O subsecretário Betinho Rosado informa que é de inteira responsabilidade do produtor adquirir a vacina, bem como realizar a vacinação de seus animais e declará-los junto ao Idiarn, órgão responsável pela fiscalização e registro de animais.
“Essas vacinas são para que o Governo Federal tenha o controle da doença e possa exportar a carne bovina para o exterior. Em toda campanha distribuímos e aplicamos a vacina nos rebanhos da cidade”, destaca Betinho.
O subsecretário revela que duas vezes por ano a Prefeitura realiza essa vacinação para os pequenos produtores e agricultores familiares da zona rural do município. Ele conta que a Prefeitura também custeia todo o material usado na vacinação como pistolas, agulhas, luvas, botas, entre outros e as despesas com veículos e pessoal especializado para vacinar, totalizando um investimento de mais de 60 mil reais.
Assim como nas campanhas anteriores, a Prefeitura Municipal vai organizar toda a campanha na zona rural do município, mobilizando os produtores, preparando as equipes para ir a cada assentamento e comunidade rural realizar a vacinação. Além de emitir a declaração de animal vacinado, sem custo algum para os criados, facilitando a guia de vacinação dos animais, ali mesmo no local de criação do rebanho.
Fonte:  Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário