segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arroz Orgãnico Passa no Teste na Várzea.


(Foto:áreas produtivas do Arroz Vermelho no Vale do Apodi/Felipe Guerra)
A qualidade dos grãos e a boa adaptação do arroz-vermelho orgânico testadas no assentamento Lagoa do Sapo, localizado no município de Felipe Guerra, contribuíram para que o plantio das variedades MNA 901 e MNA 902 seja expandido para outras áreas do Vale do Apodi, um importante polo de produção de arroz-vermelho no Rio Grande do Norte. O projeto é uma parceria entre o Sebrae-RN e a Embrapa Meio Norte de Teresina (PI), responsável por fornecer as sementes.

Há pouco mais de três meses, produtores do assentamento Lagoa do Saco foram incentivados a cultivar em fase experimental essas variedades do grão com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, que é responsável pelo projeto piloto. O aumento das áreas plantadas permitirá que, pela primeira vez no Brasil, as duas variedades sejam comercializadas e cheguem ao consumidor final. A proposta é fortalecer o consumo regional.

As análises feitas por especialistas da Embrapa e Sebrae apontam que os grãos colhidos nos oito hectares da estação experimental de Felipe Guerra se adaptaram bem à região, apresentando elevado nível de qualidade e produtividade. Outro diferencial das novas variedades testadas é a apresentação do grão (não quebra muito), que torna o produto mais viável comercialmente em relação às demais variedades plantadas na região.

Texto: Santana Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário