A melancia é um delicioso fruto tropical, apreciado em todo o Brasil e no mundo. Seu cultivo é simples e bem propício para as condições brasileiras. Saiba mais sobre a melancieira, seu cultivo e seu delicioso fruto: a melancia.
A planta conhecida como melancieira (Citrillus vulgaris Schrad) é de cultura anual, muito comum no Brasil e outros países de clima e regiões tropicais. No Brasil, basicamente, são cultivadas as variedades japonesas e americanas, que são mais precoces e resistentes aos longos transportes após a colheita. Em boas condições, com uma armazenagem adequada, em locais ventilados e secos, a produção pode suportar a estocagem por até 20 dias.
Por ser uma planta originária das regiões tropicais africanas, a melancieira não tolera climas frios e, por essa razão, tornou-se uma espécie de "ícone" das frutas tropicais, como a banana ou o abacaxi. Pelo menos, essa costuma ser a visão da maioria dos consumidores de países europeus ou dos Estados Unidos. É uma fruta composta, basicamente de água (cerca de 97%), com sabor adocicado, muito apreciada em todo o mundo e que, também, possui características medicinais, por se tratar de uma fruta diurética e que pode auxiliar no tratamento de problemas das vias urinárias, problemas intestinais e nos problemas do aparelho respiratório, como bronquites, por exemplo. Em média, uma melancia apresenta apenas 22 calorias e uma composição vitamínica onde encontramos as vitaminas A, C, B1 e B2.
Prefere solos areno-argilosos, com pH entre 5,0 e 6,2. Dois cuidados importantes devem ser observados para que possamos obter bons resultados com a cultura da melancia. O primeiro é não permitir um excesso de umidade, pois isso altera o sabor e faz com que os frutos fiquem muito "aguados". Outro ponto importante é que, em temperaturas muito elevadas (acima de 35 ºC), a floração e a frutificação são prejudicadas. Em regiões com temperaturas mais baixas no inverno (principalmente na região sul do País), o plantio deve ser feito de agosto a novembro.
Em regiões com inverno mais ameno, como acontece na maior parte do Brasil, o plantio pode ser feito durante todo o ano. O espaçamento indicado para esta cultura é de 2x2m, com covas de 40x40x40cm. Em cada cova são colocadas de 4 a 6 sementes. A colheita é feita entre 85 a 105 dias após o plantio, dependendo da variedade cultivada. As variedades japonesas são mais precoces do que as americanas que são colhidas, normalmente, no prazo de 105 dias após o plantio.
Os tratos culturais são simples, com a manutenção da área cultivada através de capinas, sempre que necessário, irrigação, no caso de regiões muito secas (semi-áridos), onde a melancieira deve ser irrigada a cada três dias, até a frutificação e, depois, uma vez por semana. Como rotação de culturas, para a manutenção adequada do solo e para que este seja nutrido de maneira apropriada, as melhores alternativas são o milho, feijão, couve ou outras culturas de famílias diferentes da melancieira.
Antes do plantio, deve ser procedida uma análise de solo e feitas as devidas correções, quando necessário, para que o desenvolvimento das melancieiras seja adequado e para que o produtor obtenha os resultados desejados. Esta planta está sujeita a algumas pragas e doenças, principalmente à antracnose, que é causada por fungos. Também atacam a plantação de melancias as lagartas, pulgões e besourinhos, entre outros. A prevenção e o combate destas doenças e pragas deve ser orientado por um técnico, que poderá tratar o problema com produtos químicos ou alternativas naturais.
Jornal Mundo Rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário