terça-feira, 8 de maio de 2012

“Dias de Campo” do projeto Balde Cheio prossegue com ações em todo o Estado

NATAL/INTERIOR – Iniciada dia 2 de março, vai tendo seguimento até o dia 5 de junho próximo a agenda de "Dias de Campo" do projeto Balde Cheio nos municípios do Rio Grande do Norte que aderiram à experiência. Os resultados obtidos com a implantação do projeto são avaliados durante a citada programação que será vivenciada em 20 municípios do Estado.
Os eventos servirão também para disseminar o trabalho já desenvolvido. Os consultores registrarão os depoimentos dos produtores sobre a experiência com o programa, enquanto que o técnico local apresentará os resultados de cada propriedade, planejamento e expectativas.
A intenção é também conhecer as áreas que estão sendo intensificadas, com pastagem e palma, por exemplo. Nesta agenda estão inclusas ainda as reuniões do Comitê Gestor do projeto Balde Cheio no Estado, composto pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae/RN); Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RN (Senar/RN); e a unidade de Pecuária Intensiva, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em março passado, foram aportados recursos na ordem de R$ 120 mil, através do segundo convênio assinado entre o Sebrae e BNB, para o projeto.
Atualmente, cerca de 140 propriedades de 20 municípios do Estado participam do projeto Balde Cheio. A ação, lançada no final de 2010, envolve a capacitação de técnicos que orientam os produtores para melhor gerenciar a propriedade, realizar controles zootécnico, de sanidade e econômico, melhorar o manejo do rebanho, alimentação e conforto, dentre outros.
São participantes unidades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda. A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa.
Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores. A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região. 
Programação se encerra em cidades oestanas
O itinerário dos "Dias de Campo" que entra em sua reta final na região Oeste, foi aberto dia 20 de março nas cidades de Tenente Laurentino Cruz e São José do Seridó ambas na região do Seridó.
No dia seguinte, 21 de março, a programação aconteceu nas cidades de São João do Sabugi e Carnaúba dos Dantas, também no Seridó. Na quinta-feira, 22 de março, ainda nesta região do Estado, os "dias de campo" ocorreram nas cidades de Parelhas e Santana do Seridó.
O cronograma continuou no dia 3 de abril nas cidades de Pendências e Carnaubais, região do Vale do Açu. No dia posterior, 4 de abril, foi a vez de Ipanguaçu e Campo Grande. Na quinta-feira, 5 de abril, a agenda foi cumprida nos municípios do Assú e Upanema.
Hoje, terça-feira, 8 de maio, o calendário será reiniciado pelas cidades de Apodi e Felipe Guerra. Amanhã, quarta-feira, dia 9 de maio, chegará aos municípios de Janduís e Messias Targino. No dia 10 de maio, quinta-feira, é a vez da realização dos "dias de campo" do projeto Balde Cheio em Doutor Severiano e Pau dos Ferros.
E, finalmente, no dia 5 de junho, uma terça-feira, a programação finalizará nas cidades de Santo Antônio e Nova Cruz.
Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário