segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vacinas contra a febre aftosa já estão sendo vendidas


Prazo para compra e aplicação da vacina termina dia 31 de maio; declaração deve ser emitida até 15 de junho
A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa foi iniciada no dia 1º e se estenderá até dia 31 deste mês, junto dela foi iniciada a venda da vacina contra a doença. Durante o período da campanha, os comércios agrícolas e veterinários de Mossoró podem vender as vacinas, depois disso, a comercialização fica proibida. 
De acordo com Josimar Ferreira, funcionário de uma loja agrícola veterinária da cidade, a venda da vacina neste início de mês ainda está fraca; ele acredita, no entanto, que as vendas devem crescer muito nos últimos dez dias do mês. 
“Geralmente é assim, no começo do mês são poucos os produtores que compram a vacina, a maioria deixa para comprar de última hora, e isso causa tumulto em todas as lojas. O ideal seria que os pecuaristas já viessem comprar agora, sem deixar para o fim do mês”, declara. 
O comerciante explica que o rebanho com até 24 meses de idade deve ser vacinado, em caso contrário, o produtor será multado e seu rebanho não poderá ser vendido. Ele conta que o preço da dose da vacina varia de R$ 1,40 a R$ 1,60. Josimar Ferreira avisa que, além de vender a vacina, também a aplica no animal, caso seja preciso.  
“A vacinação do rebanho é um processo trabalhoso, exige a reunião dos animais que serão imunizados, e o pecuarista precisa manter as doses em uma temperatura entre dois e oito graus centígrados. Cada animal deve receber uma dose de 5 ml para ficar imunizado da doença. Essa imunização vale por seis meses, depois disso, o gado deverá receber outra vacina de 5 ml”, afirma. 
A expectativa do Governo é de que sejam imunizados no mínimo 90% do rebanho potiguar, de aproximadamente 900 mil cabeças.  A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa está prevista para o período de 1º a 30 de novembro de 2012.
“Até o momento, já vendemos mais de 500 vacinas, mas esse número ainda é pequeno, pois a nossa expectativa é vender aproximadamente 15 mil. Tomara que os produtores não esperem para comprar a vacina somente no fim do mês, pois eles podem não encontrar”, finaliza. 
 
 
Declaração do rebanho vacinado é obrigatória
O produtor deve declarar a vacinação de seu rebanho até 15 dias depois da compra da vacina. Neste período, ele poderá declarar que imunizou o gado em um dos escritórios da Emater-RN, Idiarn ou sedes das prefeituras municipais. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Emater, as declarações serão emitidas até o dia 15 de junho, sem prorrogação. Caso descumpra o prazo, o produtor receberá advertência e multa. 
Somente com a declaração em mãos, os criadores adquirem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento indispensável para a circulação do rebanho em território estadual e nacional. É responsabilidade da Emater-RN realizar o controle cadastral da ficha sanitária dos animais e emitir a GTA, através de funcionários devidamente treinados e credenciados para a função. 
 
FEBRE AFTOSA – Trata-se de uma doença contagiosa transmitida por vírus, e que se apresenta através de feridas na boca, tetas e entre as unhas dos animais. Sua transmissão acontece entre animais ou materiais infectados, veículos, equipamentos e pessoas que tiveram contato com o vírus, considerado de rápida multiplicação. Em caso de suspeita da doença, os criadores devem isolar os animais e comunicar o Idiarn, Emater ou Secretaria de Agricultura. Informações complementares através do telefone 0800 281 0055 (Idiarn). 
Jornal Gazeta do Oeste.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário